SNA - Sindicato Nacional dos Aeroviários

A+ A A-

Aeropark: SNA presta esclarecimento jurídico

fato

O dia 1º de agosto não traz lembranças agradáveis aos até então funcionários da Aeropark. Nessa data, a prestadora de serviços reincidiu contrato no Brasil inteiro com empresas como Petrobrás, Infraero, TAM, Gol e Avianca, deixando seus empregados sem receberem salários, entre outros benefícios. A terceirizada cobria localidades como Teresina, Fortaleza, Salvador, Brasília, Vitória, Curitiba, Macaé e Navegantes.     

Imediatamente o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) ajuizou ação no Brasil inteiro, em que pediu o bloqueio da fatura referente aos valores que a Aeropark deveria receber de suas contratantes, para que o dinheiro fosse utilizado com o pagamento dos trabalhadores. Em algumas bases, com Teresina e Fortaleza, eles já receberam. Além dos salários referentes ao mês de julho, o Sindicato busca a liberação do fundo de garantia, seguro desemprego e demais benefícios.

O departamento jurídico do SNA busca liberar o mais rápido possível o dinheiro dos ex-funcionários, por entender a difícil situação em que esses profissionais se encontram, após serem demitidos e não receberem nenhum de seus direitos. Nas bases em que não há dinheiro para ser liberado, o Sindicato vai ser obrigado a entrar com um recurso judicial contra a Aeropark e suas contratantes. A direção está atuando com todo o empenho para amenizar o sofrimento desses trabalhadores.     

Leia mais: Aeropark Macaé: jurídico do SNA agiliza processo

Última atualização em Quinta, 18 Setembro 2014 19:00

Acessos: 159

Sindicalista ameaçado de morte se reúne com a TAM

IMG 5881

Após receber uma ameaça de morte do seu gerente na TAM, Fábio Pitombeira, dirigente sindical do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) responsável pela subsede de Maceió, se reuniu com o Relação Trabalhista da empresa, Roberto Baccaro, no dia 17 setembro, na sala de reuniões da FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil). Também participaram do encontro os diretores sindicais Selma Balbino, André Silva e o assessor jurídico da entidade, Álvaro Quintão.

O gerente em questão já tem um vasto histórico de denúncias por prática de assédio moral na empresa, mas o intenso trabalho realizado por Fábio como dirigente sindical fez com que ele se tornasse um de seus principais alvos. A ameaça de morte foi feita em julho e noticiada no jornal Aeroluta, edição de agosto. O gestor ficou irritado após Fabio divulgar que o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) anulou as eleições de 2013 para escolha da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), por constatar que o gerente da TAM fraudou o processo eleitoral.

A ameaça foi registrada tanto na polícia federal, como no MPT (Ministério Público do Trabalho). Entre os trechos da conversa, que foi toda gravada por Fábio, consta a seguinte declaração do gerente: “Você é um vagabundo que cavou sua própria cova”.  Após esse dia, Fábio continuou realizando suas atividades como dirigente sindical novamente, mas se viu impossibilitado de retornar ao trabalho.

“Precisei de acompanhamento médico e o psiquiatra me receitou antidepressivo. É muito difícil passar por esse tipo de situação, mas, ainda assim, continuei realizando meu trabalho de base, pois a categoria não pode ser prejudicada por esse tipo de situação”, diz Fábio Pitombeira. Apesar disso, no próximo dia 25 ele retorna às suas atividades normais na empresa.

TAM é o único problema em Maceió

Durante a reunião, Roberto Baccaro, Relação Trabalhista da companhia aérea, foi informado de que a única empresa que apresenta problemas para os trabalhadores em Maceió é a TAM. “Não tenho problema nenhum com a chefia de empresas como Gol e Azul, quando preciso realizar meu trabalho de base. Na verdade, o problema não é exatamente com a TAM, já que a legislação trabalhista tem sido respeitada. O problema é com a postura desse gestor”, conta Fábio. Segundo o delegado sindical, os funcionários da companhia aérea correm o risco de sofrerem represálias até mesmo se forem vistos conversando com ele.  

Roberto Baccaro vai fazer uma visita à base antes do retorno de Fábio Pitombeira ao trabalho. O Relação Trabalhista da TAM vai estudar o caso e buscar uma solução, para que essa perseguição sofrida não só pelo dirigente sindical, como também pelos outros aeroviários e aeroviários, que vivem sob assédio moral, tenha um fim.    

Leia mais: Eleição da CIPA 2013/2014 na TAM é anulada

IMG 5896

Última atualização em Sexta, 19 Setembro 2014 19:35

Acessos: 203

FENTAC realiza Seminário Campanha Salarial

fentac seminario11setembro2014 8 foto457

A data-base dos aeroviários e aeronautas é 1º de dezembro, mas a corrida para a Campanha Salarial 2014/2015 já começou. A FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), entidade filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores), realizou nos dias 11 e 12 de setembro um Seminário com o objetivo de definir estratégias, debater o desempenho da aviação civil no último ano e discutir a pauta de reivindicações. O encontro foi realizado no Hotel Slaveiro Campo Belo, em São Paulo, e teve a presença de representantes do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), Sindicato Nacional dos Aeronautas e os Sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Campinas, Pernambuco e Porto Alegre.

A principal reivindicação dos representantes dos profissionais aeroviários e aeronautas é o reajuste salarial com ganho real, ou seja, reposição nos salários com o índice maior do que o estabelecido pela inflação no último ano. A direção do SNA vai realizar assembleias nos aeroportos durante o mês de setembro para definir a pauta de reivindicação, que deve ser entregue ao SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) no dia 30 de setembro. A partir dessa data, 70 mil trabalhadores do setor aéreo podem se considerar oficialmente em Campanha Salarial.

Além de aproximadamente 30 dirigentes sindicais responsáveis tanto pelo Sindicato dos Aeronautas como pelos Sindicatos dos Aeroviários, também participaram do Seminário Campanha Salarial 2014/2015 representantes do SINA (Sindicato Nacional dos Aeroportuários). Apesar de terem a data-base em 1º de maio, a contribuição desses companheiros no debate é sempre muito bem-vinda. Para o presidente do SNA, Luiz da Rocha Cardoso Pará, o Seminário refletiu os erros do passado e fortaleceu a unidade do grupo. Otimista, ele acredita que nesse ano a Campanha Salarial será melhor do que a do ano passado.        

Calendário de negociações com o SNEA
Durante as assembleias também vai ser apresentada a proposta de calendário de negociação com o SNEA. Veja as datas sugeridas para as rodadas de negociação:

1ª Rodada: 22 de outubro
2ª Rodada: 5 de novembro
3ª Rodada: 12 de novembro
4ª Rodada: 19 de novembro
5ª Rodada: 26 de novembro 
*Créditos da foto: Nayara Striani/Mídia Consulte

Última atualização em Sexta, 19 Setembro 2014 19:42

Acessos: 185

Táxi Aéreo: SNA intensifica trabalho de base

DSC00617

O setor de táxi aéreo teve atenção especial do presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), Luiz da Rocha Cardoso Pará, no mês de agosto. Em companhia do dirigente sindical Raimundo Gonçalves Neto, ele realizou trabalho de base nos Aeroportos de Macaé, Cabo Frio, Farol de São Tomé e Campos.

Comissão Paritária da OMNI

Em Macaé, além de conversar com os trabalhadores e prestar esclarecimentos sobre a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e a Regulamentação Profissional, eles participaram de uma reunião na OMNI. O objetivo foi definir os integrantes da comissão paritária que discute o pagamento da PLR (Participação de Lucros e Resultados) da empresa. Dos seis membros escolhidos, um deles foi a dirigente sindical da subsede do SNA em Macaé, Ana Cristina Souza.

Luiz Pará aproveitou a visita em Macaé para conversar com os trabalhadores da antiga Aeropark, que após perder contrato no aeroporto foi substituída temporariamente pela JF Táxi Aéreo. A empresa tem contrato de apenas dois meses, o que faz com que os aeroviários e aeroviárias fiquem apreensivos em relação ao seu futuro. O SNA vai acompanhar de perto a situação desses profissionais em suas subsedes. 

Leia mais:

Jurídico do SNA agiliza processo 

JF

 DSC00600

DSC00598

DSC00589

DSC00588

Última atualização em Sexta, 19 Setembro 2014 21:01

Acessos: 142

banner telefone

Galeria de Fotos SNA

 
SNA realiza curso de formação para dirigentes sindicais

Lançamento do Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

Lançamento da Campanha Salarial 2013-2014

Seminário Campanha Salarial 2013 - 2014

Nova formação da direção do SNA toma posse

SNA participa de atos nacionais

Grupo visita Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação pelos empregos da Webjet

Rodada de negociação da Campanha Salarial 2012

1º Rodada de negociação 2012/2013

Stand Permanente

Seminário Campanha Salarial

Campanha Salarial 2008-2009

Assembleias na VEM

Manifestação contra American Air Lines

Movimento contra empresas americanas

Ato contra Air France

Aniversário de 67 anos do SNA

Manifestação contra VitSolo

Direção do SNA é reeleita

Excursões à Paraty

Dia Nacional de Luta

Polícia agride manifestantes

Aquecimento para a greve

Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação Campanha Salarial 2011 no AIRJ

Sindicatos organizam movimento no Rio

logo fentac logo itf logo cut

Av. Churchill 97 4º Andar, CEP 20030-021
Centro - Rio de Janeiro
Tel:(21)2220-2497, Fax:(21)2262-3237
Área Administrativa SNA

Desenvolvido por: True Tecnologia