SNA - Sindicato Nacional dos Aeroviários

A+ A A-

SNA realiza Plenária Nacional

Texto altenativo

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) realiza Plenária do Sistema diretivo, nos dias 21, 22 e 23 de abril, no Rio de Janeiro. O encontro, que reuniu dirigentes sindicais das diferentes bases espalhadas pelo Brasil, teve como objetivo definir o planejamento estratégico da entidade durante um ano.

O encontro também contou com a participação do advogado Álvaro Quintão, responsável pela assessoria jurídica do Sindicato. Ele abordou questões que envolvem o jurídico da entidade e ajudou a enriquecer o debate dos representantes sindicais.

Para o presidente do SNA, Luiz da Rocha Cardoso Pará, esse tipo de atividade é de extrema importância para o fortalecimento da luta e faz parte do seu projeto de integração das subsedes. O programa foi estabelecido no início de seu mandato e também conta com frequentes visitas da direção nas bases mais distantes do Nacional. 

Última atualização em Sexta, 24 Abril 2015 21:29

Acessos: 48

SNA se reúne com síndico da massa falida SATA

MANUTENCAO DE TERRA 2.preview

Selma Balbino, diretora do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), se reúne com o Procurador Gustavo Luz para pedir que ele acompanhe o processo de falência da SATA. O objetivo é agilizar, junto ao juiz e síndico da massa falida responsável pelo processo, os problemas que envolvem a disponibilização do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) aos antigos funcionários e funcionárias da empresa.

O encontro, que também contou com a participação da assessoria jurídica do SNA e com síndico da massa falida, ocorreu no dia 7 de abril, na sede do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro. Durante a audiência, Selma Balbino também solicitou esclarecimento sobre os bens declarados pela SATA até o seu pedido de falência.

Última atualização em Sexta, 24 Abril 2015 17:55

Acessos: 55

Drama dos credores da Vasp próximo ao fim

VASP McDonnell Douglas MD-11 Durand

“De todas as empresas que desapareceram do setor aéreo nas últimas duas décadas como Transbrasil, Varig e SATA, os trabalhadores da Vasp são os que têm mais chances de receber seus créditos trabalhistas”. A declaração é dada por Selma Balbino, diretora do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários). Sua afirmação é motivada pela determinação judicial de venda da Fazenda Piratininga, em São José do Araguaia (GO).

Wagner Canhedo, dono da falida Vasp, perdeu em última instância o arrastado processo que impedia que a propriedade fosse leiloada para pagar suas dívidas trabalhistas com os ex-funcionários da falida empresa. Agora, todos aqueles que têm ações trabalhistas ganhas com cálculos habilitados em qualquer um dos tribunais do Brasil até 21 de março, podem ficar seguros de que vão começar a receber seus créditos.

A direção do SNA alerta que o valor da venda da Fazenda Piratininga não será suficiente para quitar todas as dívidas trabalhistas da empresa. Porém, Wagner Canhedo tem outros bens que ainda estão em processo de liberação para que sejam igualmente leiloados. Entre eles o prédio da Vasp em Congonhas, além do hotel e empresa de ônibus em Brasília. 

Lei de Recuperação Judicial

Ao contrário do que trabalhadores e juristas acreditavam, a Lei de Recuperação Judicial, aprovada em 2005, não agilizou o processo de recuperação nem facilitou a vida dos trabalhadores. Selma Balbino, diretora do SNA, explica que com a antiga lei os trabalhadores esperavam até 20 anos para receber seus créditos. “Infelizmente, não tem sido muito diferente com a lei estabelecida em 2005. Basta utilizar como exemplo outras empresas que entraram em recuperação judicial, como a Varig. Ex-trabalhadores da companhia aérea já aguardam há oito anos, sem ter ao menos uma perspectiva de quando vão ver o seu dinheiro”, lamenta.       

Última atualização em Sexta, 24 Abril 2015 17:53

Acessos: 74

SNETA não comparece à mediação do MTE

08 Questionário para greve de Táxi Aéreo corrigido

SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo) comprova seu total descaso com a categoria do setor. A entidade não compareceu à audiência que seria mediada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) em Brasília, no dia 8 de abril. O encontro, que também contaria com a participação dos Sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores), tinha como objetivo resolver o impasse nas negociações da já arrastada Campanha Salarial 2014/2015.

Apesar de a data base da categoria ser em 1 de dezembro, até hoje a atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) não foi acordada. Isso porque as empresas de táxi aéreo oferecem nada mais nada menos do que a vergonhosa proposta de 0% de reajuste salarial, quando o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período equivale à 6,33%.

A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) está segura de que caso não ocorra uma mobilização dos (as) trabalhadores (as), não será possível a conquista de reposição equivalente ao menos a inflação do período. A entidade reivindica os mesmos índices conquistados pelo setor comercial, que representam 7% de aumento nos salários e 8,5% nos vales alimentação e refeição.   

SNA convoca categoria à mobilização

A direção do SNA está distribuindo um informativo em que esclarece o andamento das negociações com as empresas de táxi aéreo. Nesse documento, intitulado “Aeroviários estão dispostos à greve ou preferem aceitar o reajuste salarial de 0%?”, é apresentado um questionário com perguntas como “Qual é o melhor dia para a paralisação?” e “Quantas horas deve durar a paralisação de advertência?”.

Profissionais devem responder às perguntas e panfleto em uma urna localizada na subsede do SNA em Macaé, até a próxima sexta-feira, dia 17 de abril. Não é necessário se identificar. O endereço é Rua Geraldo Menecucci de Oliveira, 612, Parque Aeroporto/ Telefone: (22) 2762-3654.

*O documento acima é uma reprodução do panfleto distribuído pela direção do SNA durante essa semana

Leia mais:

Última atualização em Segunda, 13 Abril 2015 17:12

Acessos: 189

Galeria de Fotos SNA

 
Campanha Salarial 2014 - 2015: Paralisação em Brasília

Paralisação relâmpago no Aeroporto Santos Dumont

Sindicatos filiados à FENTAC realizam ato em frente ao SNEA

Abertura da Campanha Salarial 2014-2015

Comemoração de 72 anos do SNA

SNA realiza curso de formação para dirigentes sindicais

Lançamento do Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

Lançamento da Campanha Salarial 2013-2014

Seminário Campanha Salarial 2013 - 2014

Nova formação da direção do SNA toma posse

SNA participa de atos nacionais

Grupo visita Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação pelos empregos da Webjet

Rodada de negociação da Campanha Salarial 2012

1º Rodada de negociação 2012/2013

Stand Permanente

Seminário Campanha Salarial

Campanha Salarial 2008-2009

Assembleias na VEM

Manifestação contra American Air Lines

Movimento contra empresas americanas

Ato contra Air France

Aniversário de 67 anos do SNA

Manifestação contra VitSolo

Direção do SNA é reeleita

Excursões à Paraty

Dia Nacional de Luta

Polícia agride manifestantes

Aquecimento para a greve

Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação Campanha Salarial 2011 no AIRJ

Sindicatos organizam movimento no Rio

logo fentac logo itf logo cut

Av. Churchill 97 4º Andar, CEP 20020.050
Centro - Rio de Janeiro
Tel:(21)2220-2497, Fax:(21)2262-3237
Área Administrativa SNA

Desenvolvido por: True Tecnologia