SNA - Sindicato Nacional dos Aeroviários

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Periculosidade TAM: datas para pagamento

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Aeroviários e aeroviárias da TAM estão cada vez mais ansiosos para receberem o pagamento do retroativo de periculosidade acordado pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) com a empresa. Mas apesar de a proposta ter sido aceita pelos trabalhadores durante assembleias realizadas em maio e junho, o valor apenas é depositado na conta dos profissionais até 60 dias após homologação dos processos.

Algumas bases ainda não tiveram seus processos homologados. Essa função é responsabilidade do juiz à frente da ação. A direção do SNA informa que não pode intervir no andamento judicial desses processos, portanto, resta aos aeroviários aguardarem a assinatura nas ações ainda não homologadas.

Aeroviários não inclusos no processo

Muitos aeroviários se queixam por não terem suas funções inclusas nos processos de periculosidade, apesar de atuarem na pista e terem acesso ao local de abastecimento de aeronaves. Os APACs (Agente de Proteção da Aviação Civil) são um exemplo. Há casos de profissionais que entraram com ação particular e conseguiram garantir o direito ao pagamento.

Segundo a direção do SNA, todos aqueles que acreditam exercer funções em locais que ofereçam risco de morte devem procurar o setor jurídico dessa entidade para obter maiores informações sobre a possibilidade de entrada com uma nova ação. É importante lembrar que quem define quais são as funções periculosas são os peritos indicados pela justiça, não o SNA.

Veja, abaixo, as datas para o pagamento do retroativo em cada uma das bases.

Pagamentos até 15 de agosto

Rio de Janeiro, Vitória, Maceió, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu e Londrina

Pagamento até 15 de setembro

João Pessoa, Navegantes, Salvador, Joinville, Marabá, Goiânia, Ilhéus

Pagamento até 15 de outubro

Porto Velho, Natal, Rio Branco, Macapá, São Luiz, Brasília, Santarém e Porto Seguro

Os demais processos já foram pagos ou ainda não foram homologados.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Última atualização em Terça, 19 Agosto 2014 19:51

Acessos: 781

Periculosidade: Gol adia negociação

gol

Gol contrata um segundo perito para confirmar o direito dos trabalhadores ao adicional de periculosidade, desafiando a justiça trabalhista e o laudo já entregue pelos peritos indicados judicialmente. Essa não é a primeira vez que a empresa posterga o início das negociações com o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) para acordo de pagamento do benefício mais o retroativo.

A companhia aérea solicitou que a data de início das reuniões, antes agendadas para junho, fosse adiada para agosto em função da Copa Mundo. Mas agora a Gol parece querer voltar atrás. A direção busca diferentes meios a cada dia para retardar as negociações com o Sindicato.

Após presenciar a vitória alcançada pelos aeroviários da TAM, que já aprovaram nas assembleias promovidas pelo SNA o pagamento do retroativo de periculosidade, trabalhadores da Gol estão cada vez mais ansiosos. Apenas parte dos funcionários já recebe o adicional, que corresponde a aumento de 30% no valor do salário para funções que apresentem risco de morte, como, por exemplo, atuar na pista durante o abastecimento de aeronaves.

Especificidades de cada base

O SNA tem 54 ações diferentes de periculosidade contra diferentes bases da Gol pelo Brasil. Isso faz com que o processo para definição de acordo não só seja mais difícil, como resulte em especificidades em cada local. As funções contempladas e o tempo que a ação vai retroagir variam de base para base e serão divulgados durante as assembleias convocadas pela direção do Sindicato. É importante lembrar que nenhum acordo vai ser fechado com a empresa sem a aprovação da categoria, portanto, aeroviárias e aeroviários devem ficar atentos para as chamadas de assembleias.

Última atualização em Terça, 19 Agosto 2014 19:21

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SNA participa de Seminário sobre Terceirização

campanha salarial 2011 2012 114

Direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa do seminário “A Terceirização no Brasil – Impactos, resistência e lutas”, em Brasília, nos dias 14 e 15 de agosto. O evento é coordenado pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização e o grupo de pesquisa “Trabalho, Constituição e Cidadania”, da Faculdade de direito UnB. 

Importância para o setor

A crise em relação ao processo de terceirização na aviação civil é agravada a cada dia. Como manobra para driblar a legislação trabalhista, as empresas prestadoras de serviços impõem, a todo custo, a FENASCON (Federação Nacional de Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza, Urbana, Ambiental e Áreas Verdes) como entidade representante dos trabalhadores.

O objetivo é descaracterizar a profissão dos aeroviários, fazendo com que essas empresas não sejam obrigadas a cumprirem a Regulamentação Profissional e CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria, que é considerada uma das melhores do todo Brasil. Com a FENASCON, funcionários com alto nível de especialização para desempenho das atividades dentro dos aeroportos passam a ser equiparados a carregadores de bagagens comuns e jardineiros.

Uma das maiores perdas dos aeroviários é a mudança de carga horária, que passa de seis para oito horas semanais, ferindo a determinação da Regulamentação Profissional. Muitas empresas terceirizadas já aceitam a FENASCON como a Federação representante dos aeroviários, apesar de nunca ter existido qualquer tipo de assembleia em que a categoria permitisse a troca de representatividade.

As empresas terceiras já têm, há longo tempo, histórico de comum descumprimento à legislação trabalhista do aeroviário. O resultado é uma série de denúncias feitas pelo SNA, em que as companhias primeiras, responsáveis pela contratação dos serviços, são coresponsabilizadas por essas irregularidades. Mas essas medidas se mostram insuficientes diante do quadro cada vez mais agravante na aviação civil. A participação em um seminário sobre terceirização se faz urgente, para que os dirigentes sindicais possam pensar nas alternativas que coloquem um fim às manobras criadas pelas empresas prestadoras de serviços no desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

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Última atualização em Quarta, 13 Agosto 2014 13:44

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ProAir demite dirigente sindical de Fortaleza

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SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) entra com mais uma ação contra a ProAir da subsede de Fortaleza. A empresa demitiu o dirigente sindical Alexandro Pereira de Oliveira no mês de julho, o que configura um descumprimento da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria, já que ele tem estabilidade por ser representante sindical.

O operador de equipamentos Pereira, como é mais conhecido pelos companheiros de trabalho, foi mandado embora em função de sua forte atuação como dirigente do Sindicato na empresa. O pior é que dias antes o SNA havia ganhado uma ação contra a ProAir em que sua representatividade era comprovada pela justiça. Ao que parece, a companhia apenas terá o trabalho de perder uma nova ação, dessa vez relacionada à reintegração do delegado sindical.

Para agilizar o processo de retorno ao trabalho, Ariston Fernandes, diretor do SNA, apresentou o documento que comprova judicialmente a representatividade do SNA na base de Forteleza ao setor de Recursos Humanos. A direção da ProAir informou que o material seria encaminhado ao jurídico. A audiência de Pereira já está agendada para o dia 18 de agosto.   

Leia mais:

Nova reintegração consolida representatividade do SNA no Rio de Janeiro 

Última atualização em Quinta, 07 Agosto 2014 16:53

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