SNA - Sindicato Nacional dos Aeroviários

A+ A A-

Convocação para tirada de greve no Táxi Aéreo

1032378 43808762

A data base dos aeroviários é em 1 de dezembro, mas em pleno o mês de março a FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) ainda não conseguiu assinar a atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com o SNETA (Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo). Isso porque as companhias se recusam a dar qualquer tipo de reajuste salarial para os trabalhadores.

Enquanto os sindicatos reivindicam que os profissionais de táxi aéreo tenham o mesmo reajuste conquistado no setor comercial, que corresponde a 7% nos salários e 8,5% nos vales refeição e alimentação, a empresa insiste na absurda proposta de 0% de reposição salarial. Em vez de reajuste, o SNETA oferece um abono de R$ 720, que seria pago em duas vezes. Um verdadeiro absurdo.

Convocação para greve

A assessoria jurídica do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas já entrou com um pedido de mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho). Mas a categoria não pode esperar de braços cruzados o avanço na proposta das empresas. Por isso o Sindicato convocará todos os trabalhadores para uma assembleia em que vai ser discutida a realização de uma greve. A data dessa assembleia apenas vai ser definida quando a audiência de mediação for marcada.

A direção do SNA atenta para a importância da participação de todos os trabalhadores. Segundo dirigentes sindicais, de nada adianta reclamar que o Sindicato não faz nada pela categoria e achar que a diretoria pode, sozinha, resolver os problemas dos aeroviários, sem a participação dos principais interessados nesse processo.  

SNA convoca trabalhadores de táxi aéreo à greve

Última atualização em Segunda, 23 Março 2015 15:56

Acessos: 105

Novo debate sobre criação do piso de check-in

segunda reunião

A última rodada de negociação da comissão paritária, que tem como objetivo a criação de um piso para os agentes de check-in, foi realizada no dia 18 de março, em São Paulo. Além de Selma Balbino e Nilton Motta, diretores do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), participaram do encontro os demais sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) e o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), sob mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).  

Os Sindicatos Cutistas representantes dos profissionais da aviação têm duas reivindicações pontuais. Eles exigem que o piso nacional corresponda a R$ 1400 e que seja criada uma definição específica das responsabilidades de um agente de check-in. Isso porque, hoje, aeroviários e aeroviárias que atuam nessa função realizam serviços de balanceiro, atendem balcão, entre outras atividades.

A reinvindicação é a de que agentes de check-in realizem apenas o atendimento ao cliente, com a checagem da documentação e questionamentos de perguntas de segurança, despacho de bagagem e emissão de cartão de embarque. Qualquer atividade que fuja disso deve ser considerada desvio de função. Mas, segundo Selma Balbino, diretora do SNA, as empresas se negam a discutir essa reivindicação.

“Eles sabem que não vão mais poder obrigar os trabalhadores a realizar uma série de atividades que não deveria fazer parte de suas atribuições. Mas não vamos desistir desse debate, insistimos que a discussão do piso para agentes de check-in seja acompanhada pela definição de função”, avisa. As empresas vão dar resposta no dia 9 de abril, data da próxima reunião da Comissão Paritária.    

*Foto: Vanessa Barbosa/Assessoria FENTAC 

Leia mais:

Iniciado debate sobre piso de check-in

Última atualização em Terça, 24 Março 2015 14:26

Acessos: 138

Brasília inicia projeto unidade móvel

image 11

Novo projeto da subsede do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) em Brasília vai ampliar a representatividade da entidade no estado de Goiás e proximidades. A direção lança em março a unidade móvel do Sindicato, que tem como objetivo realizar visitas constantes a aeroportos como os de Rio Verde, Anápolis, Luziânia, Goiânia e Caldas Novas.   

Desde a posse da atual direção do SNA, em julho de 2013, a política de integração das bases com visitas constantes de dirigentes sindicais nos aeroportos mais afastados tem sido amplamente praticada e considerada uma das prioridades desse mandato. O objetivo é instruir a categoria em relação a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), explicar como funciona o trabalho sindical e coletar as denúncias e principais problemas apresentados em cada um dos aeroportos do Brasil.

Carlos Geison Marques da Silva, diretor da subsede de Brasília, conta que os representantes sindicais estão muito animados com o início desse novo projeto. “Agora, com a unidade móvel, nos sentimos mais motivados na realização desse trabalho nos aeroportos próximos à Brasília. O que estiver ao nosso alcance para prestar apoio à categoria nós faremos”, garante.   

*Fotos: Direção SNA

image 7

Última atualização em Terça, 24 Março 2015 13:56

Acessos: 73

Juazeiro do Norte elege delegada sindical

foto 2

“Resolvi me tornar dirigente sindical para lutar com mais empenho pelos direitos da categoria”. A declaração foi dada por Geovana Rodrigues Lima, APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil) da Ares Brasil. A aeroviária atua na base de Juazeiro do Norte, no Ceará, e integra o setor aéreo há três anos. A eleição que oficializou Geovana como representante sindical do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) ocorreu no dia 27 de fevereiro. 

A profissional da aviação civil inicia seu trabalho cheia de expectativas em relação as melhorias das condições no ambiente de trabalho. “Espero poder lutar como sempre fiz aqui, só que agora com o apoio do Sindicato. Quero ajudar meus colegas no que for possível e ter a orientação do SNA sempre que necessário”. 

Segundo ela, os aeroviários e aeroviárias locais ainda não eram sindicalizados por medo de retaliação por parte das empresas. Mas a visita do diretor do SNA Humberto Martins mudou essa concepção. O trabalho realizado por ele faz parte da política de revitalização das bases do Sindicato, implementada pelo atual presidente da entidade, Luiz da Rocha Cardoso Pará, assim que tomou posse, em julho de 2013. 

Mas nem todos se libertaram do receio que sentem. Por isso a nova delegada sindical pede que trabalhadores e trabalhadoras deixem o medo de lado e prestem apoio àqueles que vão à luta de fato. “Coragem é preciso para conseguir o que se deseja e o que é seu por direito. É um grande prazer representar os colegas e uma enorme responsabilidade estar à frente de algo tão importante para todos. Desempenharei esse trabalho sem medo, com enorme empenho e dedicação”, garante Geovana.

Aumenta o número de representantes mulheres na entidade

A direção do SNA não festeja apenas o fato de Juazeiro do Norte ter a representação da entidade reforçada com a eleição de uma nova delegada. Dirigentes sindicais também se orgulham pelo fato dessa representante ser mulher. A entidade tem como atual política ampliar a participação feminina em suas atividades, promovendo a paridade em sua organização sindical. No início do mandato de Luiz Pará, em julho de 2013, o Sindicato contava com apenas três representantes mulheres. Hoje, junto com Geovana, esse número passa para 16. A direção do SNA convida todas as companheiras à luta, para que assim como a nova delegada sindical, possam garantir a manutenção dos direitos da categoria.   

Foto: Direção SNA

Última atualização em Terça, 24 Março 2015 14:47

Acessos: 188

Galeria de Fotos SNA

 
Paralisação relâmpago no Aeroporto Santos Dumont

Sindicatos filiados à FENTAC realizam ato em frente ao SNEA

Abertura da Campanha Salarial 2014-2015

Comemoração de 72 anos do SNA

SNA realiza curso de formação para dirigentes sindicais

Lançamento do Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

Lançamento da Campanha Salarial 2013-2014

Seminário Campanha Salarial 2013 - 2014

Nova formação da direção do SNA toma posse

SNA participa de atos nacionais

Grupo visita Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação pelos empregos da Webjet

Rodada de negociação da Campanha Salarial 2012

1º Rodada de negociação 2012/2013

Stand Permanente

Seminário Campanha Salarial

Campanha Salarial 2008-2009

Assembleias na VEM

Manifestação contra American Air Lines

Movimento contra empresas americanas

Ato contra Air France

Aniversário de 67 anos do SNA

Manifestação contra VitSolo

Direção do SNA é reeleita

Excursões à Paraty

Dia Nacional de Luta

Polícia agride manifestantes

Aquecimento para a greve

Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação Campanha Salarial 2011 no AIRJ

Sindicatos organizam movimento no Rio

logo fentac logo itf logo cut

Av. Churchill 97 4º Andar, CEP 20020.050
Centro - Rio de Janeiro
Tel:(21)2220-2497, Fax:(21)2262-3237
Área Administrativa SNA

Desenvolvido por: True Tecnologia