SNA - Sindicato Nacional dos Aeroviários

A+ A A-

Empresas terceirizadas demitem e culpam ANAC

mão

Nos últimos 60 dias, a Swissport e a Pro Air do Rio de Janeiro demitiram e afastaram funcionários sob o argumento de que esses profissionais não têm ensino fundamental. Segundo as empresas prestadoras de serviço, essa é uma determinação da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil). Muitos desses trabalhadores têm entre 20 e 30 anos de atuação no setor da aviação. Mas, somente agora, as terceirizadas buscaram de maneira bastante oportuna efetuar a demissão, usando como justificativa a Portaria nº 63 de 26.11.2008.

SNA cobra posição da ANAC

Ao tomar conhecimento das demissões, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) imediatamente cobrou uma posição da ANAC. A surpresa foi descobrir pela Agência que a Portaria mencionada pelas empresas prestadoras de serviço está sob revisão. E uma das propostas apresentadas durante audiência pública foi, justamente, eliminar a exigência de apresentação do comprovante de conclusão do ensino fundamental para matrícula no curso de segurança de operações de solo.  As terceirizadas que covardemente dispensam seus profissionais sequer tiveram o cuidado de verificar se a Portaria que mencionaram como justificativa para demissão estaria ainda em vigor. 

A direção do SNA já entrou em contato com o setor de Recursos Humanos da Swissport e da Pro Air, com a reivindicação de que os afastamentos e demissões sejam suspensos, em função da mudança da Portaria. Profissionais da aviação civil no Rio de Janeiro podem contar com todo o apoio desse Sindicato, que como sempre está empenhado na defesa dos interesses da categoria. Agora resta saber o que o Sindicato Municipal do Rio de Janeiro fez em relação a esse caso. Alguém saberia responder?  

Última atualização em Sexta, 22 Maio 2015 15:55

Acessos: 29

Ares Brasil é pauta em reunião com Infraero

IMG-20150518-WA0003

SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) participa de reunião com a Superintendencia da Infraero de Fortaleza no dia 18 de maio, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O objetivo do encontro foi discutir os descumprimentos à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que prejudicam os APACs (Agentes de Proteção da Aviação Civil) que atuam na Ares Brasil.

A edição de maio do informativo Aeroluta já havia publicado algumas das irregularidades trabalhistas cometidas pelo Ares. O mais grave entre eles é o fato de a empresa não ter reajustado, até hoje, a reposição nos salários e vale alimentação e refeição, acordada entre SNA e SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) na última Campanha Salarial. A data base da categoria é em 1º de dezembro. Mas, em pleno mês de maio, esses funcionários continuam sem receber o aumento, mais retroativos.

A Infraero se comprometeu em resolver a situação até a próxima sexta, dia 22 de maio. A direção do SNA vai acompanhar o processo e tentar resolver a situação na base do diálogo. Mas caso as irregularidades sejam mantidas, será necessária a apelação às esferas legais contra a Ares. Representaram o SNA os dirigentes sindicais de Fortaleza Ariston Fernandes, Humberto Martins, Adoaldo Costa, Elias de Sousa e Carlos Geison. Esses dois últimos, integrantes da subsede de Brasília.   

Veja, abaixo, as irregularidades trabalhistas praticadas pela Ares Brasil

Ainda não deu reajuste salarial de 7% acordado da última atualização da CCT, assinado há quatro meses;
Não quer fazer homologações no SNA;
Não paga domingos e feriados;
Apesar de ter mais de 140 funcionários, não tem técnico de segurança do trabalho;
Vale alimentação não é pago em caso de dobras;
Cursos e reuniões não são computados como horas extras;
SNA luta pelo pagamento do adicional de insalubridade dos APACs. 
Foto: Direção SNA

Última atualização em Terça, 19 Maio 2015 17:28

Acessos: 157

Direção realiza trabalho de base em Fortaleza

IMG-20150518-WA0036

A ida da direção nacional do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) à subsede de Fortaleza, no último final semana, não teve como único intuito organizar a comemoração do Dia do Trabalhador. Dirigentes sindicais aproveitaram a visita para realizar um intenso trabalho de base no dia 18 de maio. A atividade faz parte do projeto de reintegração das bases à nível nacional do SNA, implementada pelo atual presidente da entidade, Luiz da Rocha Cardoso Pará, logo após a sua posse. Luiz Pará se encontra em seu segundo ano de mandato.

Em companhia de outros membros da direção nacional, ele adotou como prática a viagem pelo Brasil para conversar com a categoria sobre o trabalho realizado pelo Sindicato, esclarecer as principais cláusulas da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), se inteirar sobre os principais problemas enfrentados em cada região e manter trabalhadores informados sobre particularidades do setor. Essa foi a melhor maneira encontrada para atender as principais necessidades dos aeroviários e aeroviárias, de acordo com a sua região de atuação.

Comemoração do Dia do Trabalhador

Em Fortaleza, a comemoração do Dia do Trabalhador foi realizada no dia 17 de maio, na Associação dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica. Durante todo o dia, aeroviários e aeroviárias tiveram a oportunidade de aproveitar uma agradável comemoração com direito a churrasco e bebida liberados, muito samba e torneio de futebol. A festa foi realizada nas bases do SNA espalhadas pelo Brasil, em diferentes datas.   

IMG-20150518-WA0031

Fotos: Direção SNA

Última atualização em Terça, 19 Maio 2015 14:20

Acessos: 59

SNA comemora 1º de Maio em todo o Brasil

 DSC0620

SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) realiza confraternização em comemoração ao 1º de maio, Dia do Trabalhador, em suas diferentes bases espalhadas pelo Brasil. Sócios e sócias tiveram a oportunidade de participar de um dia de lazer, com direito a churrasco e bebida liberada. Em algumas subsedes também houve o sorteio de brindes para associados e associadas. No Rio de Janeiro, sede da entidade, a atividade foi realizada no dia 2 de maio.

Deputada discursa durante comemorações em Brasília

As comemorações na subsede de Brasília contaram com uma participação especial. A deputada federal Erika Kokay (PT), que é contra a PL 4330 da Terceirização e apoia a direção do SNA na luta contra a precarização do trabalho, participou do evento que foi realizado no CCTAB (Clube dos Taifeiros da Aeronáutica de Brasília). Durante a festa ela fez um discurso em que se comprometeu em marcar uma audiência pública na Câmara dos Deputados para promover um debate contra a PL 4330.

Em breve disponibilizaremos todas as fotos dos eventos em nosso site. Enquanto isso, aeroviários e aeroviárias podem acessar a nossa Fan Page no Facebook, Sindicato Nacional dos Aeroviários, para visualizar as imagens das festas realizadas em algumas bases como Rio de Janeiro, Brasília, Porto Seguro e Teresina.

Foto: Galego Fotos
Festa de Porto Seguro

Última atualização em Terça, 05 Maio 2015 20:16

Acessos: 99

Galeria de Fotos SNA

 
Comemoração do Dia do Trabalhador em 2015

Direção realiza trabalho de base em Fortaleza

SNA realiza Plenária Nacional do Sistema Diretivo

SNA participa de assembleia da CUT no Chile

SNA realiza paralisação em suas principais bases

Campanha Salarial 2014 - 2015: Paralisação em Brasília

Paralisação relâmpago no Aeroporto Santos Dumont

Sindicatos filiados à FENTAC realizam ato em frente ao SNEA

Abertura da Campanha Salarial 2014-2015

Comemoração de 72 anos do SNA

SNA realiza curso de formação para dirigentes sindicais

Lançamento do Bloco dos Aeroviários Insatisfeitos

Lançamento da Campanha Salarial 2013-2014

Seminário Campanha Salarial 2013 - 2014

Nova formação da direção do SNA toma posse

SNA participa de atos nacionais

Grupo visita Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação pelos empregos da Webjet

Rodada de negociação da Campanha Salarial 2012

1º Rodada de negociação 2012/2013

Stand Permanente

Seminário Campanha Salarial

Campanha Salarial 2008-2009

Assembleias na VEM

Manifestação contra American Air Lines

Movimento contra empresas americanas

Ato contra Air France

Aniversário de 67 anos do SNA

Manifestação contra VitSolo

Direção do SNA é reeleita

Excursões à Paraty

Dia Nacional de Luta

Polícia agride manifestantes

Aquecimento para a greve

Colônia de Férias dos Aeroviários

Manifestação Campanha Salarial 2011 no AIRJ

Sindicatos organizam movimento no Rio

logo fentac logo itf logo cut

Av. Churchill 97 4º Andar, CEP 20020.050
Centro - Rio de Janeiro
Tel:(21)2220-2497, Fax:(21)2262-3237
Área Administrativa SNA

Desenvolvido por: True Tecnologia