Companheiro Dudu Cavalão, o Macaco das Greves, falece neste sábado

por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 06/11 às 17:54 em Artigos

SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) presta condolências aos amigos, familiares e companheiros de luta de Eduardo dos Passos Leite, mais conhecido como Dudu Cavalão. Ele faleceu no último sábado, 4 de novembro, após meses de intenso combate contra o câncer. Dudu integrou durante 12 anos a direção do SNA e se destacava pelo personagem que criou para os atos realizados pela entidade: o Macaco das Greves.

A direção do SNA já havia prestado homenagem especial a este guerreiro, referência de luta, na festa de comemoração de 75 anos do Sindicato, realizada no último 25 de agosto, no Clube Santa Luzia, no Rio de Janeiro (RJ). Dirigentes sindicais fizeram uma retrospectiva do histórico de Dudu, na esperança de que ele pudesse se recuperar e voltar às suas atividades. Esta foi a última aparição no companheiro no movimento sindical, que será lembrada com muito carinho por todos aqueles que tiveram o prazer de acompanhar o grande representante dos trabalhadores e trabalhadoras que Dudu foi, ao longo de sua jornada.

Seu trabalho não envolvia apenas a luta sindical. Dudu também era líder comunitário em Niterói (RJ) há 15 anos e presidente da AMAMC (Associação dos Moradores e Amigos do Morro do Cavalão), cargo que ocupou durante quase 10 anos. Como disse o diretor do SNA, Marcos José de Almeida: “O Sindicato não perdeu um guerreiro. Ganhou um ícone de referência na luta para garantir o melhor aos companheiros que lutam e trabalham nos aeroportos da vida”.

Muitos dirigentes sindicais deram depoimentos emocionados sobre Dudu. Abaixo, reproduzimos algumas das declarações do dirigentes do SNA:

Selma Balbino – Rio de Janeiro (RJ)
“O companheiro Silva (ex-presidente do SNA) e eu comparecemos ao velório do companheiro Dudu. Ainda estou impressionada com a presença em peso da comunidade. É triste, mas ao mesmo tempo gratificante, ver como o trabalho social dele foi reconhecido”.
 
Carlos Geison – Brasília (DF)
“Deixamos o nosso muito obrigado pelo trabalho, pelo apoio, pela luta social e sindical do Dudu, que foi um grande companheiro”.
 
Nilton Mota – Porto Seguro (BA)
“É triste, muito triste, perder um companheiro da envergadura social e política do companheiro Dudu! Sempre disposto a fazer a luta. Impressionante foi a força que ele teve o tempo todo, mesmo doente nunca deixou de contribuir! Todas as nossas palavras serão poucas para demostrar a pessoa maravilhosa que ele foi! Que Deus o receba como um filho amado! Viva o companheiro Dudu! Descance em paz”.
 
Adriano de Menezes – Natal (RN)
“Meus pêsames para a família do companheiro Cavalão. Que Jesus o mantenha em um bom lugar, pois é merecedor. Foi um grande guerreiro. Vá em paz, meu amigo”.
 
Josimar Sousa– Teresina (PI)
“Muito triste com esta notícia! Uma pessoa muito guerreira, com grande espírito de luta! Que Deus conforte seus familiares”.
 
Wadilson Maia – Brasília (DF)
“Companheiros, amanheci triste com esta notícia lamentável que é a morte aqui na terra do nosso amigo Cavalão. Tive a honra de combater muitas lutas com ele. Que Deus o tenha, meus pêsames aos familiares”.
 
Katia Silva – Rio de Janeiro (RJ)
“Que Deus conforte aos amigos e parentes. Um grande companheiro”.
 
Marcos José de Almeida – Rio de Janeiro (RJ)
“Dudu Cavalão....
Guerreiro...
Amigo....
Irmão....
Na nossa vida existem pessoas que passam por passar....
Mas existem também aquelas que passam para que possamos sentir saudades....
Pessoas como o Dudu, que sempre marcava sua presença com imagem de guerreiro, amigo e companheiro...
Dudu não nos deixou em vão...
Viajou para um lugar onde Deus o espera para fazer parte dos guerreiros do bem... Com sua luz da humildade e vestido de gorila, vai garantir vitórias angelicais nas lutas entre o bem e o mal...
Um beijo no coração Dudu...
Que sua viagem seja de muita luz, paz e harmonia...
O sindicato não perdeu um guerreiro...
Ganhou um ícone de referência na luta para garantir o melhor aos companheiros que lutam e trabalham nos aeroportos da vida”
 
Fredilson Santiago – Rio Branco (AC)
"Tive a oportunidade de conhecer este grande guerreiro. Só podemos pedir a Deus que conforte sua família”.
 
Ariston Fernandes – Fortaleza (CE)
“O Sindicato está de luto pela perda de um grande companheiro. O Cavalão fez história nesta instituição, meus sentimentos a família de um grande guerreiro”. 
 
Luiz Pará - Riode Janeiro (RJ)
"Sinceramente, estou bastante triste com a perda do nosso companheiro de luta, amigo e guerreiro, Dudu Cavalão. Meus sentimentos aos amigos e familiares" 
 
Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora
Fotos: Ag. Amora

Tags:   75-anos