por SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS, 05/12/2017 às 13:14 em Artigos
Categoria aeroviária aprova proposta de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) apresentada pelo SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) na última rodada de negociação da Campanha Salarial 2017/2018. A direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) acaba de computar o resultado da votação realizada durante assembleias itinerantes, coordenadas pela entidade nos aeroportos de suas bases à nível nacional, nos dias 24 e 25 de novembro.
Após cinco rodadas de negociação e recusas dos Sindicatos representantes dos profissionais do setor, a última proposta apresentada pelas empresas para reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas foi de 100% do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), mais 0,5% de ganho real e a garantia de que todas as cláusula da CCT serão mantidas.
Vitória apesar da Deforma Trabalhista
A Deforma Trabalhista, orquestrada pelo governo Michel Temer (PMDB), faz com que a CCT perca a validade caso um acordo não seja definido até a data base da categoria. Ou seja, profissionais da aviação corriam o risco de perder conquistas históricas como direito à cesta básica, creche para aeroviária, pagamento de 150% das horas extras, extensão da licença maternidade, entre outros. O SNA e a FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores) consideram o resultado das negociações uma vitória.
Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras apenas aguardam a divulgação do valor oficial correspondente ao INPC do período, que deverá ser apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 10 de dezembro, para definir a data da assinatura da CCT.
Texto: Cláudia Fonseca | Ag. Amora
Fotos: Assembleias itinerantes realizadas pela direção do SNA em todo o Brasil | Créditos: Direção SNA
13/12/2017 - Campanha Salarial: SNA e demais Sindicatos da FENTAC/CUT assinam CCT do setor comercial
22/11/2017 - Campanha Salarial 2017/2018: SNEA apresenta nova proposta de reajuste
13/11/2017 - Campanha Salarial: Aéreas mantém proposta de INPC e indignam bancada trabalhista
08/11/2017 - Campanha Salarial: SNEA se compromete em dar posição à categoria em 10 de novembro
31/10/2017 - SNA realiza lançamento da Campanha Salarial 2017/2018 no Rio de Janeiro e Brasília
sna.org.br
© - Todos os direitos reservados.